Login

dor musculoEsqueletica

A osteoporose é uma doença sistémica caraterizada por diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitectura do tecido ósseo, levando a fragilidade e maior susceptibilidade a fraturas. A sua elevada prevalência mundial (afeta mais de 200 milhões de pessoas no mundo inteiro)torna-a um grave problema de saúde pública associada a incapacidade e dor.
É uma doença silenciosa, resultante de um desequilíbrio entre a formação e reabsorção óssea, com perda de massa óssea, que em si não produz sintomatologia. A dor surge associada a fraturas, que se podem desenvolver após trauma mínimo ou inaparente, ou até na sua ausência!
A compressão de múltiplas fraturas torácicas pode causar cifose dorsal, sobrecarga nos músculos e ligamentos espinhais e causar dor crónica, especialmente a nível lombar.
O diagnóstico é feito por densitometria óssea. Os objetivos do tratamento são.a prevenção de fraturas, diminuição da dor e manutenção da função, com recurso a suplementos nutricionais, fármacos analgésicos, terapia física (TENS) e exercício físico adaptado.

pdfDownload ptFlag enFlag