Login

cefaleias

As CTA são um grupo de cefaleias idiopáticas onde há ativação das vias nociceptivas trigeminovasculares associada a ativação autonómica craniana reflexa. Deste grupo fazem parte a cefaleia em salvas (episódica ou crónica), a hemicrania paroxística (episódica ou crónica) e a cefaleia breve, unilateral, neuralgiforme com hiperemia conjuntival e lacrimejo (SUNCT). Estas cefaleias têm em comum as crises de curta duração, unilaterais, de dor muito intensa e sintomas autonómicos típicos acompanhantes, diferindo quanto à duração, frequência e ritmo das crises, bem como na intensidade da dor, sintomas autonómicos e opções terapêuticas.
Fisiopatologicamente estão relacionadas com ativação do hipotálamo.
O diagnóstico é clínico e, na forma episódica , as crises são curtas (15 a 180 minutos), diárias, durante semanas, seguidas por um período de remissão que pode durar 12 meses, o que não acontece na forma crónica em que a remissão não chega a um mês.
O tratamento agudo é feito com oxigénio puro, ergotamina e triptano subcutâneo ou sray nasal. A terapia profilática é feita com verapamil, carbonato de lítio ou corticoides.

pdfDownload ptFlag enFlag